Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Dos Deveres do Homem - Giuseppe Mazzini

"Mazzini queria o progresso dos operários sob todos os aspectos, dos mais altamente educativos, aos simplesmente econômicos., pronto a pugnar pelas mais ousadas reformas, mas queria evitar que os operários italianos se deixassem seduzir pelas doutrinas materialistas, que tinham em mira somente a reivindicação dos interesses econômicos, por conseguinte, de base egoística e individualista, contrária a qualquer sentimento mais alto de solidariedade social, fundada sobre o dever,sobre a elevação espiritual do povo, sobre a educação e os ideais superiores em suma, sobre uma visão religiosa da vida.
...
A segunda divisa"(do livro)", Deus e o Povo, ali está para indicar a conhecidência, segundo Mazzini, do pensamento e da vontade de Deus com o pensamento e a vontade, não de cada homem separadamente, mas da humanidade, no seu complexo e no seu desenvolvimento histórico, e por isso desvencilhada das formas particulares da exist~encia individual.
A vida do espírito, como já verificaram outros pensadores, unifica e não divide e, neste caso somente na espiritualidade e no dever é possível encontrar o segredo da verdadeira solidariedade humana. somente na comparticipação de uma comunidade universal o indivíduo encontra o seu verdadeiro eu, vinculando-se a tudo o quanto lhe possa sobreviver, que possa continuar a obra deixada inacabada por ele e vencendo gradualmente os obstáculos à realização do bem e do progresso.
A humanidade não é, porém, para Mazzini, uma soma de indivíduos, mas sim o produto orgânico das nações, cada qual com seu destino especial e com sua missão histórica a preencher.
Assim, a ética não é universal ou abstrata, mas sim particular e concreta. Não há deveres esquemáticos iguais para todos, cada qual tem seu posto na família, na sociedade, na nação; deve cumprir o dever específico pertinente àquele posto, e para cumprí-lo deve saber sacrificar, quando necessário, até a própria vida. Assim, as comunidades menores,  encarregando-se cada uma da sua missão, inserem-se nas maiores, até compor organicamente a humanidade, em cujo fluxo histórico, somente será possível realizar o divino sobre a terra."

Prefácio para a obra Dos Deveres do Homem de Mazzini, escrito por Adolfo Ravá, professor na Universidade de Roma, publicado na enciclopédia Clássicos Jackson, volume sobre Pensadores Italianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário