Powered By Blogger

domingo, 26 de fevereiro de 2012

John Nascimento- Quaresma

O Evangelho de hoje fala-nos do chamamento de Mateus (Levi) que era um cobrador de impostos e, portanto, considerado por todos como um pecador público. Mas Jesus chamou-o e todavia. “Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu-O”. (Lc.5,28).
E, para além disso: “Levi ofereceu-lhe, em sua casa, um grande banquete e encontravam-se com ele, à mesa, grande número de publicanos e de outras pessoas”.(Lc, 5,29).
Ora, toda esta gente (os publicanos) era considerada como sendo pecadores e, como tal, isto causou gande escândalo aos fariseus e aos escribas, que eram considerados aqueles que cumpriam as leis e eram fiéis aos preceitos de Deus. Daí as suas reações: “Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: Porque comeis e bebeis com os publicanos e pecadores ?”.(Lc.5,30).
Mas foi Jesus quem lhes respondeu, dizendo-lhes  :
- “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes. Não foram os justos, mas os pecadores, que Eu vim chamar ao arrependimento”.(Lc5,31-32).
E depois disto, seguiu-se uma saturada discussão sobre o Jejum. 
O chamamento de Mateus (Levi), que era considerado como pecador por ser cobrador de impostos, e a sua resposta pronta ao convite de Jesus,
“Segue-me”, é um “Programa de vida”. É uma conversão. Importa, porém, que a preocupação deste programa de vida  se instaure  com tal força na nossa consciência que, de meio se transforme em finalidade. Na verdade, qualquer que seja  a nossa programação quaresmal, ela tem de estar ao serviço duma única finalidade : A promoção do amor que vem de Deus e toma corpo nas nossas relações inter-pessoais. Esse deve ser o programa fundamental de toda a nossa existência  : Um serviço de amor, uma disponibilidade constante para escutar e acolher, uma decisão firme de servir e de dar, uma obediência atenta às inspirações do Espírito Santo.
A conversão que temos de fazer é só uma : Adotarmos aquelas atitudes existenciais, que nos colocam em melhor condição para refletirmos a paciência e a fidelidade do amor de Deus. É no coração daqueles que são fáceis ao amor, que o próprio Deus marca encontro com cada homem a quem chama à aliança consigo como fez com Mateus. Por isso, a nossa conversão tem valor missionário : Convertemo-nos para servir melhor este projeto de Deus e não para melhorarmos a nossa imagem pessoal. Devemos seguir o chamamento de Jesus, caminhar na Sua Luz todos os dias e confiar em que a nossa conversão seja uma resposta aos amáveis planos de Deus para a nossa vida.
imagens e texto recebidos de John Nascimento/Mahavidya

Nenhum comentário:

Postar um comentário