Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Carta aberta do ex-Senador Americano Chris Van Hollen

Hoje, votei contra a confirmação do Rex Tillerson para servir como Secretário de Estado.
Meu Pai serviu no serviço de estrangeiros no Departamento de Estado, por isso passei alguns dos meus primeiros anos no exterior. 

Eu tinha orgulho de fazer parte de uma família que representava o nosso grande país. Aprendi em primeira mão o papel crítico da nossa nação e seus diplomatas, os riscos que eles correm para servir o nosso país, e a parte em que eles semeiam ideais americanos de liberdade e democracia em todo o mundo.
O Departamento de estado está em todo o mundo, avançando os nossos interesses, moldando nossos relacionamentos, defendendo os direitos humanos, e a trabalhar para promover a paz. Mas é um departamento que tem sido profundamente abalado pelo presidente trump e sua perigosa retórica  danifica as políticas. Ele tem bajulado o presidente russo, Vladimir Putin e habilitado a Rússia que está cada vez mais com comportamento agressivo. Ele hesitou em nosso compromisso para com a NATO, gratuitamente escalou argumentos contra a China e o México, e questionou a realidade das alterações climáticas. E a sua ordem executiva proibindo cidadãos de sete países de maioria muçulmana de viajar para os Estados Unidos enfraquece os nossos valores e joga argumentos nas mãos de Isis e outros inimigos.
O Secretário de estado deve desempenhar um papel crucial na manutenção de relações entre os Estados Unidos e nossos aliados ao redor do mundo. As declarações do Sr. Trump e suas ações revelam a necessidade de um Secretário de Estado que detenha  o presidente Trump em seus piores impulsos - mas nada no cadastro do Sr. Tillerson indica que ele vai oferecer o necessário equilíbrio.
Dada a interferência da Rússia com as eleições dos EUA e a Rússia aumentando a provocação aos nossos aliados, temos de ser capazes de contar com o nosso secretário de Estado para promover interesses dos EUA acima de tudo. O sr. Tillerson tem relação estreita com Vladimir Putin, o que lança dúvidas sobre sua capacidade e disposição para prosseguir sanções adicionais como é necessário e na qualidade dos conselhos, que vai dar o presidente.
Preocupa-me também que o sr. Tillerson parece não ver os direitos humanos como uma questão crítica para o departamento de Estado. Para além de se recusar a condenar atrocidades russas contra os sírios como crimes de guerra, ele não condenava as execuções extrajudiciais cometidas pelo presidente 
Duterte das Filipinas.
Isto é particularmente preocupante, conquanto o presidente Duterte tenha alegado que o presidente Trump aprova de suas ações. 
O sr. Tillerson tem falta de foco sobre direitos humanos e o estado de direito, o que indica que ele não parece apreciar o papel da América no mundo.
Finalmente, eu seriamente pergunto ao sr. Tillerson sobre os compromisso de trabalhar com os nossos aliados e cosigners do acordo climático de Paris para confrontar com um dos nossos maiores desafios globais.
Dada seus extensos dos seus laços com a Rússia e questionável compromisso de avanço dos direitos humanos e a luta contra as alterações climáticas, não creio que o sr. Tillerson seja a pessoa certa para este trabalho."


Carta aberta do Senador democrata Chris Van Hollen, publicada em sua página no facebook, 
foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário