Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Rápidas Vitórias Contra a Pobreza - Jeffrey D Sachs

Eu peguei este artigo do Jeffrey Sachs e fiquei acariciando algumas seminais epifanias contidas nele, são racionalizações de mantras, portanto, extremamente místicos e potencialmente transformadoras, o artigo foi publicado na edição 61 da Scientific American de junho de 2007, para o caso de não teres lido, e em função da dificuldade para encontrares, publico aqui alguns parágrafos que me trouxeram estímulo para levantar-me do meus estado febril de origem imprecisa e vir compartilhar, veja:
..."A Causa da pobreza extrema é que o pobre não tem acesso a recursos básicos para atingir uma produtividade adequada. O termo recursos deve ser interpretado de modo abrangente, incluindo não apenas maquinário e software para a produção, mas também apoio agrícola, médicos, medicamentos, escolas e água de boa qualidade. Mesmo em países pobres, com instituições fracas, o auxílio de países ricos, pode permitir ao cidadão ter acesso aos recursos em um tempo muito curto. O resultado pode ser um significativo aumento de produtividade e da renda familiar, e o início de um crescimento econômico auto-sustentado.
Considere o caso da produção agrícola. Os agricultores pobres da África, produzem em torno de 1 tonelada de grãos de cereais por hectare, o que é, em média, um terço do rendimento médio dos países em desenvolvimento. O baixo desenvolvimento reflete a falta de fertilizantes, de sementes de boa qualidade e de microgerenciamento da água. Os agricultores são muito pobres para adquirir tais recursos e n]ao têm  crédito para empréstimos. Assim, eles plantam com o que dispõem, obtêm rendimento insuficiente e continuam muito pobres para adquirir os recursos ou diversificar a produção.
Se os agricultores pobres fossem subsidiados por alguns anos para obter recursos melhores, e assim aumentar o rendimento e diversificar a produção, e se reinvestissem os resultados positivos na melhora da plantação e da comunidade, duas coisas poderiam acontecer: primeiro, a produtividade no campo teria aumento contínuo, mesmo depois que os subsídios fossem retirados, Segundo, as famílias poderia acumular alguma reserva econômica para usar como garantia ou para autofinanciamento na compra de tecnologias mais avançadas. Assistência temporária pode colocar os agricultores no caminho do desenvolvimento de longo prazo. E isso não é um palpite. A revolução Verde da Ásia, ocorreu assim.
Na prática, o que conta é um grupo de tecnologias interativas, que podem ser fornecidas simultaneamente. elas incluem suporte no campo, serviços de saúde, água potável, saneamento básico, computadores e treinamento, veículos motorizados para uso local, energia elétrica e estradas trafegáveis. Por serem intervenções de baixo custo e alto impacto elas podem ser disponibilizadas por todas as regiões mais pobres do mundo por um custo compatível com o prometido(e não cumprido), compromisso dos países ricos em doar 0,7% do seu produto interno bruto como ajuda.
O projeto Millenium Villages, parceria-público privada, já aplica as medidas e tem resultados em dez países africanos. As ações podem ser rapidamente expandidas em nível nacional. Campanhas de imunização, distribuição em massa de redes de dormir, campanhas antiverminoses, suplementação vitamínica, fornecimento de sementes e fertilizantes baseados em cotas, bombas de irrigação a pedal, eliminação de tarifas para o uso de escolas e clínicas e treinamento em massa de trabalhadores comunitários em saúde estão sendo introduzidos com muito sucesso em toda a África."
Retire-se e fique à sós por alguns minutos, deixe sua mente livre de interferência, respire fundo, exale e então pronuncie com calma e vigor:
"Assistência temporária pode colocar os agricultores no caminho do desenvolvimento de longo prazo."
Inspire e expire calmamente, depois se ouça dizendo em voz alta e pronúncia firme:
"Por serem intervenções de baixo custo e alto impacto elas podem ser disponibilizadas por todas as regiões mais pobres do mundo."
Novamente, pela última vez, imagine que por um minuto, o mundo inteiro se integra em uma mentalização só. 
Pessoas de todas as nacionalidades
são orientadas a fazer este voto pela evolução e se unem a ti neste momento, respirando, inspirando, exalando e fazendo a voz vibrar confiante:
"Mesmo em países pobres, com instituições fracas, o auxílio de países ricos, pode permitir ao cidadão ter acesso aos recursos em um tempo muito curto."

A foto que ilustra este post é uma obra de minha autoria, A Mulher Tucano, que fiz após ler um saboroso conto brasileiro que narra que o pagé de uma tribo conhecia todos os mistérios e segredos e passava muito bem, os índios seus suborninados, nem tanto, viviam sendo atacados por monstros durante a noite. Era comum nas ocas(casa indígena semelhante ao iglu, mas feita de lama e folhas), que pela manhã as famílias chorassem o sumiço de um dos seus integrantes, ás vezes mais que um. 
O pagé tinha a ave mais linda do mundo como animal de estimação, mas eis que a ave falava e um dia contou porque a família do pagé estava livre de desaparecer na boca da cobra grande, é que eles possuíam um dispositivo, que permanecia escondido durante o dia, que só abriam à noite, secretamente para dormir a salvo: a rede.
Compadecida pelo sofrimento da aldeia a ave, chamada tucano, contou o segredo aos aldeões, que indignados, expulsaram o pagé, o tucano no entanto, tomou uma tamanha surra, que seu bico, delicado e fino, tornou-se enorme, achatado e tremendo, e ele, que caminhava com graça ímpar, tornou-se uma ave de caminhar patético e mal equilibrado.
Expus a instalação A Mulher Tucano no Clube Pinheiros em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário