Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Protestos em 124 cidades no Brasil

Os protestos começaram em São Paulo, pelo aumento da passagem de ônibus, ganharam força e tomam conta das ruas do Brasil recebendo o apoio de brasileiros e simpatizantes pelo mundo afora.
Até este momento a maior parte da imprensa brasileira insiste em declarar que os protestos são pelos 20 centavos de aumento na passagem do ônibus e contra a ação da polícia, que na primeira manifestação interveio efetuando prisões e lançando gás lacrimogênio para dispersar a multidão. O que se vê nas manifestações seguintes são focos pontuais de conflito entre polícia e arruaceiros que se juntam às marchas predominantemente pacíficas. 
Se o equívoco inicial dos policiais (que hoje, de forma anônima divulgaram notas de apoio e solidariedade as mobilizações) foi revisto, a ânsia por encampar o movimento por parte de certos intelectuais do oportunismo, já dá mostras de querer determinar quem pode ou não fazer parte da nação dos que marcham despertos, dos que se taparam de nojo pela apatia, para não dizer covardia dos seus representantes em qualquer e toda área; os que muito têm favorecido os esquemas de mensalões, que têm  possibilitado que uma corja como Nunca Antes se viu, mas há anos está identificada, com seus crimes e desmandos vastamente documentados em filmes e flashes, gravações e dossiês, se tornassem os paxás refestelados de um país que educa crianças na lei do mais forte nas escolas penitenciárias em que professores, se confrontados, esgotados e mal pagos choram ao admitir que acuados pelas circunstâncias gerais perderam completamente o controle da situação. Hoje a convulsão social é iminente, agora à noite manifestantes investiram contra os portões do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, tentaram invadir o Congresso em Brasília, mas a imprensa noticia que é em função do aumento da passagem de ônibus e contra a polícia. Talvez, não é mesmo? Estou doente, hoje fui procurar socorro no posto de saúde do SUS. Posso descrever o que aconteceu? Tu já sabes, não? 
Mas e a Copa, heim? 
Como será que o Brasil vai se sair? 
Antes que os jovens do dia a dia, os do aperto das lotações começassem as marchas, não sei, mas agora, acho que o Brasil é capaz de ir bem, muito bem.
Estas fotos são da marcha na Avenida Paulista.









Protestos em 124 cidades no Brasil em 24 estados e 58 cidades no exterior em 25 países 

Fotos e cartaz da NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário