Powered By Blogger

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ideais

Nos primeiros dias do ano, foram proclamadas as leis em todo o país de Kam; nos templos, pelo sumo Sacerdote; nas cidades principais de cada nomo, pelo Vizir; nas vilas, pelo chefe; nas guarnições, pelo Capitão dos Capitães; nos mares e nos rios, pelo Comandante do Navio; e na cidade Real, pelo Faraó.
No primeiro ano do meu reinado, eu mesma proclamei as leis para meu povo, dos degraus do grande pátio do palácio.
-Ouçam minha voz!
"Ninguém obstruirá o caminho de qualquer pessoa das Duas Terras que busque a sabedoria nos templos ou a justiça do Faraó.
"Todas as pessoas de Kam são compatriotas, e deverão fazer uma à outra o que fariam para um irmão amado.
"Ninguém recusará socorro ao doente nem comida ao faminto. Ninguém tomará o que não é seu por direito. Ninguém fará uma criança ficar com medo nem deixará o idoso sofrer por sua fraqueza, para não sentir a ira do Faraó, que é pai de todo o seu povo.
"Todos os que têm servos deverão tratá-los como gostariam de ser tratados; com justiça e compaixão. Todo servo, tanto numa casa como trabalhando nos campos, será digno de um bom senhor.
"Os homens que têm mulheres em casa as tratarão com amabilidade, para que elas sorriam ao ouvir seus passos e criem seus filhos com alegria. As mulheres que têm marido, irmãos ou pais, cuidarão para que sempre tenham mel em suas próprias bocas de modo que suas palavras mantenham a casa tranquila. Para que todos em suas casas se alegrem em compartilhá-las.
"Nenhum animal sofrerá crueldade, brutalidade ou negligência. Quem deixar um animal com inanição ficará sem se alimentar por doze dias para que compreenda o que é a fome, e conhecendo-a, não a ocasione a outros. Quem tiver um animal com ferimentos provocados por açoites ou arreios mal-ajustados receberá cinco chibatadas nos pés e cinco nas costas por cada animal negligenciado.
"Quem deixar suas plantas morrerem tendo água à disposição dará uma colheita inteira de suas terras para o Templo como um livre tributo, para que conheça a realidade da fome.
"Quem apanhar mais peixes do que é necessário e os deixar apodrecendo à margem do rio não poderá lançar sua rede por três meses.
"Os mercadores que mentirem a respeito de seus artigos e negociarem injustamente com quem não tem capacidade para perceber sua desonestidade não poderão negociar em Kam por seis meses. E se sua ofensa se repetir, suas posses serão divididas entre o povo e ficarão apenas com um pedaço de terra suficiente para plantar, provendo seu sustento com as próprias mãos e força.
"Qualquer oficial sob meu selo, vizir, fiscal de mercado, escriba ou supervisor que agir co desonestidade, traindo a palavra do Faraó, será banido de Kam.
"Quem não obedecer a essas leis descobrirá que o Faraó é o senhor de todos e verá que será tratado como tratou aos outros.
"Se tiverem dúvidas sobre a sabedoria da qualquer ação, perguntem a si mesmos: Se eu estivesse fazendo isso ao Faraó ou alguém pertencente a ele, continuaria a fazer? Se o coração de vocês disser sim, então tudo estará bem.
"Lembrem-se de que são meus filhos, e o que fizerem uns aos outros estarão fazendo a mim também. Não digam palavras que receiam ouvir-me dizer. Tratem seus filhos como se fossem filhos do meu corpo. Tratem seus animais como se fossem este leão a meus pés. Cuidem de suas plantas como se fossem do jardim real.
"Esforcem-se por chegar a hora em que possam dizer: Não há ninguém que peque, não há ninguém que sofra, não há ninguém que chore por alguma ação minha. 
Pois nisso está a sabedoria dos deuses e o desejo do Faraó para seu povo.

                        Extraído de O Faraó Alado, escrito por Joan Grant, 
Editora Pensamento: "A vida do Egito antigo 
durante a l Dinastia".

Foto: Escultura em cerâmica que fiz em 2005, 
pertence a coleção de Marcia Ferrarezi e Gringo: http://leluxehair.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário