Powered By Blogger

domingo, 1 de janeiro de 2012

Para um Recém Chegado

    Quando estou sozinho, tocando o primeiro movimento da Sonata ao Luar, às vezes me dá a sensação de estar na Lua com um piano de cauda, enquanto a Lua, o piano e eu descrevemos a órbita da Terra. Imagino que os acordes que toco podem ser ouvidos em todo o sistema solar, e se não chegam até Plutão, certamente se ouvem em Saturno.
    Ultimamente, comecei a praticar o segundo movimento (o alegretto). Não é muito fácil, mas eu acho lindo quando a minha professora de piano toca para mim. Sempre imagino um monte de bonequinhas mecânicas saltitando para cima e para baixo na escada de um shopping!
   O terceiro movimento da Sonata ao Luar, eu não quero ver nem pintado, não é só porque é difícil mas também porque eu acho um horror ser obrigado a escutá-la. O primeiro movimento (adagio sustenuto) é bonito e talvez um pouco lúgubre, mas o terceiro (presto agitato) é simplesmente ameaçador. Se eu estivesse numa espaçonave e, ao descer num planeta, desse com um pobre extra-terrestre martelando ao piano o terceiro movimento da Sonata ao Luar, daria o fora no mesmo instante, em compensação, se o encontrasse executando o primeiro movimento é bem possível que ficasse uns dias por lá, pelo menos me atreveria a falar com ele e a me informar exatamente sobre a situação do planeta musical no qual aterrissei.
    Uma vez disse à minha professora de piano que Beethoven tinha em si o céu e o inferno ao mesmo tempo. Ela arregalou os olhos. Disse que eu havia compreendido! E me contou uma coisa interessante. Não foi Beethoven quem deu a essa música o título Sonata ao Luar. Ele a chamava de Sonata em dó sustenido maior, opus, 27, número 2, com o apelido Sonata Quase Uma Fantasia. Minha professora de piano acha essa peça dramática demais para se chamar Sonata ao Luar. Diz que o compositor húngaro Franz Liszt descrevia o segundo movimento como "uma flor entre dois abismos". eu diria que é um divertido teatro de fantoches entre duas tragédias. 
Trecho do livro A Garota das Laranjas, de Jostein Gaarder,
publicado pela Cia das Letras.
Foto: Camarim da Expressarte antes da 
apresentação dos alunos de 2011


No link Valentina Lisitsa na Sonata ao Luar:http://youtu.be/t91ry-ev-d4

Feliz 2012, todo meu carinho, e votos de Paz e  Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário