Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Degrau - Diminui, ou Eleva

     A partir de uma notícia que li na Internet, achei alguns links e resolvi compartilhar porque o assunto é importante. Conhecer o que é plágio e combatê-lo permite também que você saiba evitar que material originalmente seu seja copiado por outra pessoa sem lhe dar os devidos créditos. Aí seguem alguns links que podem ser úteis em algum momento: Links de identificação de plágio na Internet: http://www.blogosferalegal.com/2011/03/plagio-academico-uma-cartilha-de.html
Carta ao Presidente do Conselho Federal da OAB (19 de outubro de 2010): http://www.bjournal.com.br/pdf/CombatePlagio%20Documento%20OAB1.pdf
O Plágio Acadêmicos e suas Punições - Uma Revisão - de Roberto G. S. Berlinck: http://quiprona.files.wordpress.com/2011/06/berlinck-o-plagio-e-sua-punicao-uma-revisao1.pdf  Para quem quer uma boa indicação de uma obra que ensina a fazer referências em trabalhos acadêmicos, não há nenhum segredo nem dificuldade, só umas regras meio chatinhas num primeiro momento mas depois fica tranquilo:
Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas - Júnia Lessa - Ed. UFMG. Custa cerca de R$40,00. O plágio pode acontecer também no local de trabalho, na Internet, com imagens, textos, enfim... Tenha sempre em mente que copiar o que é de outro sem dar os devidos créditos para a/o autora/autor é crime e que você pode processar alguém ou ser processado por isso. E há casos em que não há a possibilidade de citação: não dá pra copiar e pronto! Tem que respeitar. Veja:
Para quem cai na conversa de "amigos" (mui amigos...) e "clientes" e acaba trabalhando de graça, aí vai a dica de um blog de um ilustrador que mostra como agem as pessoas que querem contratar serviços sem pagar por eles:
http://divasca.blogspot.com/
Se você cai nas seguintes conversas:
. Faz de graça pra mim que eu indico seu serviço pra um montão de pessoas;
. Sou seu amigo, você vai cobrar de mim?
. Nossa, tô precisando disso com urgência, não tenho dinheiro, quebra só mais esse galho, vai... É a última vez que eu peço...
Visite o blog de Luis Di Vasca e veja como isso não resulta em mais do que um trabalho gratuito, com direito à reclamação, indignação e, futuramente, mais trabalhos gratuitos:
Recebi a carta acima de Tatiana Leão Marinho/Mahavidya, a questão é o ponto em que chegamos, falando sério não dá para sair daqui sem ter um veredito legal. 
No curso de História da Arte com a professora Rosangela Gonçalves no MuBE, estudamos em uma das aulas o caso de uma fotógrafa internacional (não lembro o nome dela, só do caso, vou consultar a Rô no próximo curso), que visita exposições e fotografa obras que lhe agradam. Interfere minimamente no formato dos trabalhos dos outros, ás vezes nem, imprime e expõe. 
É pimenta pura, fogo na vida de quem registra tudo o que cria e exige créditos. Mas a artista existe, expõe e se posiciona e tem respaldo das galeria que não teem voltado atrás apesar das polêmicas. 
Qualquer que seja a decisão das autoridades especialmente no caso do DJ alemão que copiou a capa que o Benício, o ilustrador brasileiro que criou a imagem para a capa do disco do Erasmo Carlos, o mais ameaçado fica sendo o acervo da internet, no que imagino não menos que 50% do seu conteúdo. 
Penso que com a globalização da informação que inclui criações de Arte, é um tanto difícil controlar a "releitura" de qualquer coisa, e muito difícil controlar a gana feroz ao perceber que é no nosso trabalho que algum charlatão bebe e dá entrevista sobre o que "criou", ás vezes o charlatão é bem premiado, até!
A alternativa é passar a régua e começar do zero: publicou doravante, obedece as lei da citação da fonte, ao menos, os autores poderiam especificar, digo continuar especificando, e sem especificação não se poderia postar, nem o ovo de ouro que difundido é a semente da elevação. 
É crime típico do mesquinho pela vida afora, não citar. 
Alguma imagem que publiquei sem fonte, fiquei sempre no aguardo do contato do autor que por mim não foi esquecido, mas pela fonte divulgadora anterior, mas nunca aconteceu de alguém se manifestar, quem sabe um dia...seria uma honra desagravar o pai de um filho maravilhoso que circula as tontas e sem nome por ai, e no mínimo assunto para bom papo.
A foto que ilustra este texto é uma delas, quem foi o autor da foto, o da ilustração, o das interferências que a loja da internet usa como propaganda das perucas Marilyn, que custam R$25,00?
Aqui no link a Guernica de Picasso "reinterpretada". 
É novidade para ti, que esta releitura foi feita, bem como as menos expressivas que estão na lista ao lado?   http://youtu.be/cSdXZr2_D3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário