Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Degrau - Diminui, ou Eleva

     A partir de uma notícia que li na Internet, achei alguns links e resolvi compartilhar porque o assunto é importante. Conhecer o que é plágio e combatê-lo permite também que você saiba evitar que material originalmente seu seja copiado por outra pessoa sem lhe dar os devidos créditos. Aí seguem alguns links que podem ser úteis em algum momento: Links de identificação de plágio na Internet: http://www.blogosferalegal.com/2011/03/plagio-academico-uma-cartilha-de.html
Carta ao Presidente do Conselho Federal da OAB (19 de outubro de 2010): http://www.bjournal.com.br/pdf/CombatePlagio%20Documento%20OAB1.pdf
O Plágio Acadêmicos e suas Punições - Uma Revisão - de Roberto G. S. Berlinck: http://quiprona.files.wordpress.com/2011/06/berlinck-o-plagio-e-sua-punicao-uma-revisao1.pdf  Para quem quer uma boa indicação de uma obra que ensina a fazer referências em trabalhos acadêmicos, não há nenhum segredo nem dificuldade, só umas regras meio chatinhas num primeiro momento mas depois fica tranquilo:
Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas - Júnia Lessa - Ed. UFMG. Custa cerca de R$40,00. O plágio pode acontecer também no local de trabalho, na Internet, com imagens, textos, enfim... Tenha sempre em mente que copiar o que é de outro sem dar os devidos créditos para a/o autora/autor é crime e que você pode processar alguém ou ser processado por isso. E há casos em que não há a possibilidade de citação: não dá pra copiar e pronto! Tem que respeitar. Veja:
Para quem cai na conversa de "amigos" (mui amigos...) e "clientes" e acaba trabalhando de graça, aí vai a dica de um blog de um ilustrador que mostra como agem as pessoas que querem contratar serviços sem pagar por eles:
http://divasca.blogspot.com/
Se você cai nas seguintes conversas:
. Faz de graça pra mim que eu indico seu serviço pra um montão de pessoas;
. Sou seu amigo, você vai cobrar de mim?
. Nossa, tô precisando disso com urgência, não tenho dinheiro, quebra só mais esse galho, vai... É a última vez que eu peço...
Visite o blog de Luis Di Vasca e veja como isso não resulta em mais do que um trabalho gratuito, com direito à reclamação, indignação e, futuramente, mais trabalhos gratuitos:
Recebi a carta acima de Tatiana Leão Marinho/Mahavidya, a questão é o ponto em que chegamos, falando sério não dá para sair daqui sem ter um veredito legal. 
No curso de História da Arte com a professora Rosangela Gonçalves no MuBE, estudamos em uma das aulas o caso de uma fotógrafa internacional (não lembro o nome dela, só do caso, vou consultar a Rô no próximo curso), que visita exposições e fotografa obras que lhe agradam. Interfere minimamente no formato dos trabalhos dos outros, ás vezes nem, imprime e expõe. 
É pimenta pura, fogo na vida de quem registra tudo o que cria e exige créditos. Mas a artista existe, expõe e se posiciona e tem respaldo das galeria que não teem voltado atrás apesar das polêmicas. 
Qualquer que seja a decisão das autoridades especialmente no caso do DJ alemão que copiou a capa que o Benício, o ilustrador brasileiro que criou a imagem para a capa do disco do Erasmo Carlos, o mais ameaçado fica sendo o acervo da internet, no que imagino não menos que 50% do seu conteúdo. 
Penso que com a globalização da informação que inclui criações de Arte, é um tanto difícil controlar a "releitura" de qualquer coisa, e muito difícil controlar a gana feroz ao perceber que é no nosso trabalho que algum charlatão bebe e dá entrevista sobre o que "criou", ás vezes o charlatão é bem premiado, até!
A alternativa é passar a régua e começar do zero: publicou doravante, obedece as lei da citação da fonte, ao menos, os autores poderiam especificar, digo continuar especificando, e sem especificação não se poderia postar, nem o ovo de ouro que difundido é a semente da elevação. 
É crime típico do mesquinho pela vida afora, não citar. 
Alguma imagem que publiquei sem fonte, fiquei sempre no aguardo do contato do autor que por mim não foi esquecido, mas pela fonte divulgadora anterior, mas nunca aconteceu de alguém se manifestar, quem sabe um dia...seria uma honra desagravar o pai de um filho maravilhoso que circula as tontas e sem nome por ai, e no mínimo assunto para bom papo.
A foto que ilustra este texto é uma delas, quem foi o autor da foto, o da ilustração, o das interferências que a loja da internet usa como propaganda das perucas Marilyn, que custam R$25,00?
Aqui no link a Guernica de Picasso "reinterpretada". 
É novidade para ti, que esta releitura foi feita, bem como as menos expressivas que estão na lista ao lado?   http://youtu.be/cSdXZr2_D3A

domingo, 8 de janeiro de 2012

Grupos de Ajuda - Gratuítos

Abaixo alguns grupos de ajuda que são maravilhosos. Todos se caracterizam por serem movimentos filantrópicos, sem fins lucrativos, desvinculado de religiões e política, sigilosos e são coordenados por voluntários rigoramente preparados. Quem sabe tu conheces alguém que precisa de um desses grupos, não é mesmo?
"Só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto(a) a conquistá-la."
Os sites desta lista são de GRUPOS DE AJUDA. São "irmandades" onde todos compartilham suas experiências e dificuldades comuns de forma sigilosa, respeitosa e com um único objetivo: melhorar-se para viver melhor. Nenhum está viculado a qualquer religião ou partido político e todos são totalmente gratuitos.
FUMANTES ANÔNIMOS - GRUPO RENASCER
http://www.fumantesanonimos.org
Fumantes Anônimos é uma irmandade de pessoas
que sentiram o poder da adicção à nicotina.
Encontramos uma solução, uma maneira de viver e crescer sem nicotina, e compartilhamos isto
livremente com os outros e com cada um que deseje juntar-se a nós.


ONEOMANIA - GASTADORES COMPULSIVOS
http://saudealternativa.org/2007/05/oneomania-gastadores-compulsivos-uma-doenca-cada-vez-mais-frequente
O ato de comprar indiscriminadamente é uma doença chamada oneomania, que atinge as pessoas caracterizadas como compradoras compulsivas. A oneomania é um distúrbio bastante controvertido do ponto de vista psiquiátrico e psicológico.


AMOR EXIGENTE
http://web.onda.com.br/charlesb/amorexig/index
Uma proposta de educação destinada a pais e orientadores, como forma de prevenir e solucionar problemas com seus filhos ou alunos.


D.A.S.A - DEPENDENTES DE AMOR E SEXO ANÔNIMOS
http://www.slaa.org.br/br/index
DASA- é uma Irmandade cujos fundamentos são os 12 Passos e as 12 Tradições. Está baseada no modelo adaptado de Alcoólicos Anônimos, para o DASA. O único requisito para ser membro, é ter o sincero desejo de libertar-se da Dependência de Amor e Sexo.


NEURÓTICOS ANÔNIMOS
http://www.neuroticosanonimos.org.br/
Neuróticos Anônimos é uma Irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortaleza e esperança para resolverem seus problemas emocionais comuns e assim, se reabilitarem da doença mental e emocional.


DEVEDORES ANÔNIMOS
http://www.devedoresanonimos-rj.org/informacoes
Para auxiliar pessoas que sofrem da Oneomania foi criado um grupo conhecido como Devedores Anônimos - D.A., tem o propósito de ensinar seus membros a reaprender a lidar com o dinheiro e para isso realizam cálculos das despesas domésticas e as relacionam com os ganhos mensais da pessoa.


EMOCIONAIS ANÔNIMOS
http://www.ajudaemocional.com.br
Reconhecer as nossas limitações é nossa grande vitória! Fazer alguma coisa para vivermos mais felizes é nosso direito!


ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
http://www.alcoolicosanonimos.org.br
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.


AL-ANON
http://www.al-anon.org.br/novosite
Para familiares e amigos dos alcoólicos


COMEDORES COMPULSIVOS ANÔNIMOS
http://www.comedorescompulsivos.com.br
É uma irmandade mundial de indivíduos que, compartilhando experiências e apoio mútuo,
estão se recuperando do comer compulsivo.


DISTÚRBIOS ALIMENTARES - ANOREXIA E BULIMIA
http://www.saskiapsicodrama.com.br/disturbios-alimentares/
Os Distúrbios Alimentares- são doenças de caráter psicológico e sócio-cultural que comprometem a vida e o destino de adolescentes e mulheres jovens. São caracterizados por distúrbios de conduta alimentar, geralmente acompanhados de preocupação com a comida, com a imagem corporal e relacionam-se freqüentemente com os transtornos depressivos.


NARCÓTICOS ANÔNIMOS
http://www.na.org.br/portal
NA é uma irmandade mundial, sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países.Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente, sobrevivendo a todas as adversidades. Percebemos que, finalmente há esperança para nós.


MULHERES QUE AMAM DEMAIS ANÔNIMAS
http://www.grupomada.com.br
MADA é um programa de recuperação para mulheres que têm como objetivo primordial se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesma e com os outros.


JOGADORES ANÔNIMOS - JOG-ANON
http://www.jogadoresanonimos.org/joganon
Jog-Anon é uma Irmandade de homens e mulheres que são maridos, esposas, parentes e amigos chegados de jogadores compulsivos


Este é para atendimento individual:
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)
http://www.cvv.org.br/
O CVV é um programa de prevenção ao suicídio e valorização da vida, adotado por diversas instituições mantenedoras pelo Brasil, e concretizando-se como Posto CVV, se caracteriza por ser movimento filantrópico, civil sem fins lucrativos e desvinculado de religiões e política.
Lista que recebi da Ana Lúcia/Grupo Mahavidya
Imagem: Com Cristo, pintei em óleo sobre tela em 2011

Clique aqui para desfrutar do hino ao sol: http://youtu.be/Dmrdn8DUEbE

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Patricia Mattar Oliva - Lua Cheia dia 09/01 às 5h30, em Sampa.


Sol, Plutão e Mercúrio em Capricórnio; Saturno em Libra trígono com Netuno em Aquário - Prenúncio de catástrofes, metas urgentes, escolhas precipitadas. A presença do Tempo, tempo presente, ânsia de ação. Por mais que a história seja contada pelos vencedores, a memória da perda sempre existirá. E os fundamentos procuram terrenos estáveis para enraizar perseverança.
O corpo da humanidade é constituído pelos corpos de cada um. 
A intenção da humanidade é a somatória das intenções individuais.
Rezar justiça, é agir com justiça. Rezar melhor distribuição de renda, é pagar bem pelos serviços contratados. Rezar o fim da ganância, é abrir mão do melhor pedaço do bolo. Só mudando as atitudes individuais conseguiremos transformar o coletivo, independente de sistemas institucionais, leis ou regulamentos.
Infeliz considerar o progresso tecnológico como bem maior e por isso querer cada vez mais para si. Inútil rezar pela paz e saúde, pela honestidade dos políticos, pela sustentabilidade do ser humano no nosso planeta e praticar disputa, sentir-se vítima, inventar doença, mentir, incentivar o apreço pela raridade e o luxo, mesmo em silêncio, entre quatro paredes.
E a Lua nos pergunta: desconhece a eternidade? 


Foto: Flores no Parque Ibirapuera, entre a Oca e o MAM.
Clique aqui e veja As Portas. ainda e sempre, ela, a Lua, regendo as marés e encantamentando os artistas: Moonlight Drive http://youtu.be/9m5kAq1pWs8

domingo, 1 de janeiro de 2012

Para um Recém Chegado

    Quando estou sozinho, tocando o primeiro movimento da Sonata ao Luar, às vezes me dá a sensação de estar na Lua com um piano de cauda, enquanto a Lua, o piano e eu descrevemos a órbita da Terra. Imagino que os acordes que toco podem ser ouvidos em todo o sistema solar, e se não chegam até Plutão, certamente se ouvem em Saturno.
    Ultimamente, comecei a praticar o segundo movimento (o alegretto). Não é muito fácil, mas eu acho lindo quando a minha professora de piano toca para mim. Sempre imagino um monte de bonequinhas mecânicas saltitando para cima e para baixo na escada de um shopping!
   O terceiro movimento da Sonata ao Luar, eu não quero ver nem pintado, não é só porque é difícil mas também porque eu acho um horror ser obrigado a escutá-la. O primeiro movimento (adagio sustenuto) é bonito e talvez um pouco lúgubre, mas o terceiro (presto agitato) é simplesmente ameaçador. Se eu estivesse numa espaçonave e, ao descer num planeta, desse com um pobre extra-terrestre martelando ao piano o terceiro movimento da Sonata ao Luar, daria o fora no mesmo instante, em compensação, se o encontrasse executando o primeiro movimento é bem possível que ficasse uns dias por lá, pelo menos me atreveria a falar com ele e a me informar exatamente sobre a situação do planeta musical no qual aterrissei.
    Uma vez disse à minha professora de piano que Beethoven tinha em si o céu e o inferno ao mesmo tempo. Ela arregalou os olhos. Disse que eu havia compreendido! E me contou uma coisa interessante. Não foi Beethoven quem deu a essa música o título Sonata ao Luar. Ele a chamava de Sonata em dó sustenido maior, opus, 27, número 2, com o apelido Sonata Quase Uma Fantasia. Minha professora de piano acha essa peça dramática demais para se chamar Sonata ao Luar. Diz que o compositor húngaro Franz Liszt descrevia o segundo movimento como "uma flor entre dois abismos". eu diria que é um divertido teatro de fantoches entre duas tragédias. 
Trecho do livro A Garota das Laranjas, de Jostein Gaarder,
publicado pela Cia das Letras.
Foto: Camarim da Expressarte antes da 
apresentação dos alunos de 2011


No link Valentina Lisitsa na Sonata ao Luar:http://youtu.be/t91ry-ev-d4

Feliz 2012, todo meu carinho, e votos de Paz e  Luz