Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Casa Branca Declara: Os Estados Unidos Proclamam Seis Vezes Maior a Área de Proteção Ambiental Marítma


"A mudança climática está causando o aumento do nível do mar e da temperatura dos oceanos. A atitude tomada pelo presidente Obama, foi designar a maior reserva marinha do mundo fora dos limites para o desenvolvimento. Como parte deste Ano de Ação, o presidente Obama vai assinar amanhã, uma proclamação para designar a maior reserva marinha do mundo, que ficará completamente fora dos limites para a extração de recursos comerciais, incluindo a pesca comercial. 
A proclamação torna as ilhas existentes no Pacífico remoto monumento nacional marinho(um dos ambientes marinhos tropicais mais lindos do mundo) seis vezes maior do que é o seu tamanho atual, resultando em 370 mil milhas náuticas quadradas (490.000 quilômetros quadrados) de área protegida em torno destas ilhas tropicais e atóis no centro-sul do Oceano Pacífico. 
Expandir o monumento irá proteger melhor os recifes profundos de coral, montes submarinos, e os ecossistemas marinhos únicos e esta parte do mundo, que também está entre as áreas mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas e acidificação dos oceanos. 
A recém lançada Avaliação Nacional do Clima confirma que a mudança climática está causando o aumento do nível do mar e da temperatura dos oceanos. Temperaturas em mudança podem prejudicar recifes de corais e forçar certas espécies a migrar. Além disso, a poluição de carbono está sendo absorvida pelos oceanos, levando-os a acidificação, o que pode danificar os leitos de mariscos costeiros e recifes, alterando os ecossistemas marinhos inteiros. Até à data, a acidez do oceano está crescendo 50 vezes mais rápido do que qualquer alteração conhecida em milhões de anos. 
Em resposta a esta ameaça crescente, o presidente anunciou em junho o seu compromisso de usar sua autoridade para proteger alguns da nossa paisagem marinha mais preciosas, assim como ele tem feito para com as nossas montanhas, rios e florestas. A Administração decidiu expandir as ilhas remotas do Pacífico e torná-las monumento nacional marinho, como uma área de especial interesse, porque a ciência tem demonstrado que as áreas grandes de proteção marinha podem ajudar a reconstruir a biodiversidade, apoiar as populações de peixes, e melhorar a resistência global do ecossistema. Para efetivar o compromisso do Presidente, a Administração analisou como expandir a proteção perto do monumento, considerando a entrada de pescadores, cientistas, especialistas em conservação, funcionários eleitos, e outras partes interessadas, incluindo através de uma reunião na prefeitura e mais de 170 mil comentários enviados eletronicamente. O monumento expandido vai incluir mais de 130 montagens do mar recém protegido, que são hotspots de biodiversidade que abrigam um número incontável de espécies marinhas novas e exclusivas. A expansão irá proteger melhor o habitat de animais com grandes intervalos de migração e de forrageamento que se estendem por toda a área, incluindo tartarugas marinhas, mamíferos marinhos, e raias. O monumento também é o lar de milhões de aves marinhas que se alimentam ao longo de centenas de quilômetros e trazem comida de volta para suas colônias nas ilhas e atóis. Estas aves servem como uma correia transportadora de energia trazendo nutrientes capturados no mar de volta ao ambiente perto da costa, onde eles ajudam a sustentar os ecossistemas. A pesca comercial e outras atividades de extração de recursos, como a mineração submarina, são proibidos no monumento. Em reconhecimento à importância de incentivar e apoiar o acesso a áreas de administração federal, a pesca recreativa e tradicional, que estiver de acordo  com os objetivos do Monumento de conservação, continuarão a ser permitidos no Monumento expandido. 
Esta proclamação edifica-se sobre os esforços da administração para proteger tanto as nossas terras e nossos oceanos. No início de seu primeiro mandato, o presidente Obama lançou a Política Nacional para o Mar, para harmonizar a implementação de mais de 100 leis que regem os oceanos e criam uma abordagem de base científica para a gestão coordenada dos diversos recursos e usos de nossas costas e oceanos. Em junho, o presidente Obama lançou uma série de ações executivas para aumentar a proteção para o oceano, incluindo o combate ao mercado negro da pesca, estabelecendo um caminho para novos santuários marinhos e a compreensão dos impactos da acidificação dos oceanos. O presidente também designou onze outros monumentos nacionais de proteçãso permanente em todo os Estados Unidos, que são significativos para a rica história da nossa nação e do património natural. O monumento expandido continuará a ser gerido pelos Departamentos do Interior e Comércio através do Serviço de Pesca e Vida Selvagem e National Oceanic and Atmospheric Administration, respectivamente. 
As agências irão desenvolver planos de gestão em virtude das respectivas autoridades sob a Lei de Antiguidades, o Magnuson-Stevens Pesca e Lei de Gestão de Conservação, e demais autoridades competentes assegurarão cuidados e manejo adequado do Monumento. Primeiramente empregada pelo Presidente Theodore Roosevelt, em 1906, para designar Devils Tower National Monument em Wyoming, a autoridade da Lei de Antiguidades tem sido utilizado por 16 presidentes desde 1906 para proteger os recursos naturais e históricos únicos na América, como o Grand Canyon, a Estátua da liberdade e Canyons of the Ancients do Colorado.

Declaração do Gabinete da Secr. de Imprensa da Casa Branca conforme publicado em seu site em 24 de setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário