Powered By Blogger

sábado, 17 de novembro de 2012

As Garantias da Fé - Por Dom Dadeus Grings

Maria nos é proposta como modelo da fé. Acolheu a mensagem inaudita do Anjo. Foi a primeira criatura conhecer e crer na SS Trindade. O Arcanjo Gabriel lhe comunicou que Deus tem um Filho. a alegria deste anúncio manifesta que, além de ser Criador do universo, ele também é Pai. E o Anjo logo acrescentou que ele tem também o projeto de enviar este filho único ao mundo. Novo motivo de alegria. Será ela a primeira a acolhe-lo, pela fé. Mas também recebe uma incumbência: ser sua Mãe. Isto a assustou. Como ser Mãe de Deus, se ele já existe?  Contudo, ela não duvidou. Apenas perguntou o que lhe caberia fazer neste projeto divino. Recebe a resposta que basta crer, junto com a revelação do terceiro mistério: o Espírito Santo que viria sobre ela. A partir deste momento a humanidade sabe que Deus é trino: Pai, Filho e Espirito Santo.
Maria não é a primeira a sabê-lo, mas também aquela que melhor vivenciou esta nova relação com o Pai, com o Filho, no mistério da encarnação, e com o Espirito santo que a santificou.
A primeira confirmação desta fé vem de Isabel. Maria foi visitá-la, recebe o elogio: "Feliz tu, que creste". Era a garantia da verdade da mensagem do anjo. O menino que Isabel trazia no sexto mês de gestação exultou de alegria.
A segunda confirmação vem de José. Ele a acolheu grávida, em sua casa, porque acreditou nela e na mensagem do anjo.
Agora Maria tinha mais uma garantia, profundamente significativa para ela. Se José não acreditasse nesta mensagem totalmente fora de qualquer esquema humano, ela estaria perdida. A fé dele a salvou, e mais uma vez, a confirmou na fé.
Ninguém mais que Maria consegue comprovar, pela própria vida, que a graça gera a fé, não só no seu início, mas também enquanto durar.
A fé é dom de Deus. 
Por isso é fácil crer. 
As pessoas mais simples são as que creem com mais facilidade e profundidade. Não há complicação na fé. Ela é límpida, transparente.
Difícil é não abrir-se à Palavra de Deus e não crer, vendo os sinais divinos que nos rodeiam.
Maria tem nova confirmação de sua fé no Natal de Jesus. Permanece virgem, Além disso no silêncio da noite, os anjos se encarregam dos convites. Anunciaram aos pastores a boa nova. Estes vieram para prestar a primeira homenagem da humanidade. Mais tarde chegaram também os magos do Oriente. 
É que a natureza também anuncia o nascimento do Salvador. 
Uma nova vida surgiu na terra. Está baseada na fé em Jesus Cristo. 
Temos motivos sobejos de estar contentes.

Dom Dadeus é Arcebispo de Porto Alegre. O artigo foi  extraído da sua coluna publicada no jornal O Sul(Rede Pampa de Comunicações) neste domingo, 11 de novembro de 2012 .
Foto: Jaquelina Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário