Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Convite para a Exposição Jubileu de Prata na Assembléia Legislativa


Sob o convite do Dr. Emanuel Lauenstein von Massarani, o Salão de Arte de Pinheiros agora está em glamourosa montagem na Assembléia Legislativa. 
Na foto, após a cerimônia de abertura, o presidente da Comissão Organizadora, João Belda, a artista Wanda, eu e Joseph, em frente ao quadro  premiado da Wanda.
Este convite vai com carinho, e vou perguntar se fostes quando nos encontrarmos, olhe lá, quero comentários, críticas: comunicação, imprescindível para cientistas e artistas.

Abaixo, texto de minha autoria no catálogo do Salão deste ano:

domingo, 18 de novembro de 2012

Padre José Gabriel Funes - Vaticano


Abaixo, parte da interessante entrevista desenvolvida por Beatriz Merched (publicada HOme IG - Ciência, no dia 18/08/11), com o Padre José Gabriel Funes, Diretor do Observatório Astronômico do Vaticano: 
IG: No que consiste sua pesquisa?
Padre José Gabriel Funes: Estudar galáxias que não estão há mais de 100 anos-luz, como se formam estrelas e novas galáxias. É um tema complexo, da atualidade e muito interessante.
iG: Como surgiu a astronomia na vida do senhor?
Padre José Gabriel Funes: Desde pequeno me senti atraído pelas estrelas. Quando o homem chegou à Lua, fiquei fascinado. E como era muito estudioso em física e matemática achei que poderia me dedicar ao estudo da Astronomia. Tinha grande curiosidade em entender o universo.
iG: O Vaticano interfere em suas pesquisas?
Padre José Gabriel Funes: Pelo contrário. Me dá grande apoio para realizar as investigações e também ajuda a promover eventos ligados à astronomia.
iG: O Papa acompanha o trabalho no observatório?
Padre José Gabriel Funes: Há cerca de 3 anos, pude explicar pessoalmente ao Papa Bento XVI como trabalhamos no observatório. Recentemente, o Santo Padre também nos visitou e quis ver nossa exposição de meteoritos.
iG: Ciência e religião podem caminhar juntos?
Padre José Gabriel Funes: Isso é perfeitamente possível. Pertencem à ordem da escola dos jesuítas tanto astrônomos, como físicos e matemáticos. Esse é um pequeno exemplo de como a Igreja sempre promoveu o desenvolvimento científico. Não existem contradições e oposições.
iG: Seus estudos afetam suas crenças religiosas?
Padre José Gabriel Funes: Não diretamente. O interesse científico é o que me motiva. Busco Deus em tudo o que faço e o encontro em minhas pesquisas também.
iG: A Igreja Católica já aceita a existência de vida extraterrestre?
Padre José Gabriel Funes: Não faço um pronunciamento oficial. Simplesmente, no meu ponto de vista, vejo que há a possibilidade de vida em outros planetas. E que isso não gera contradição alguma com a religião católica e com a crença na criação.
iG: Quem criou o Universo: Deus ou o Big Bang?
Padre José Gabriel Funes: É preciso explicar que o Big Bang é um modo de falar sobre a compreensão científica que temos da origem do Universo. E Deus está presente em tudo e em todos os momentos.

sábado, 17 de novembro de 2012

As Garantias da Fé - Por Dom Dadeus Grings

Maria nos é proposta como modelo da fé. Acolheu a mensagem inaudita do Anjo. Foi a primeira criatura conhecer e crer na SS Trindade. O Arcanjo Gabriel lhe comunicou que Deus tem um Filho. a alegria deste anúncio manifesta que, além de ser Criador do universo, ele também é Pai. E o Anjo logo acrescentou que ele tem também o projeto de enviar este filho único ao mundo. Novo motivo de alegria. Será ela a primeira a acolhe-lo, pela fé. Mas também recebe uma incumbência: ser sua Mãe. Isto a assustou. Como ser Mãe de Deus, se ele já existe?  Contudo, ela não duvidou. Apenas perguntou o que lhe caberia fazer neste projeto divino. Recebe a resposta que basta crer, junto com a revelação do terceiro mistério: o Espírito Santo que viria sobre ela. A partir deste momento a humanidade sabe que Deus é trino: Pai, Filho e Espirito Santo.
Maria não é a primeira a sabê-lo, mas também aquela que melhor vivenciou esta nova relação com o Pai, com o Filho, no mistério da encarnação, e com o Espirito santo que a santificou.
A primeira confirmação desta fé vem de Isabel. Maria foi visitá-la, recebe o elogio: "Feliz tu, que creste". Era a garantia da verdade da mensagem do anjo. O menino que Isabel trazia no sexto mês de gestação exultou de alegria.
A segunda confirmação vem de José. Ele a acolheu grávida, em sua casa, porque acreditou nela e na mensagem do anjo.
Agora Maria tinha mais uma garantia, profundamente significativa para ela. Se José não acreditasse nesta mensagem totalmente fora de qualquer esquema humano, ela estaria perdida. A fé dele a salvou, e mais uma vez, a confirmou na fé.
Ninguém mais que Maria consegue comprovar, pela própria vida, que a graça gera a fé, não só no seu início, mas também enquanto durar.
A fé é dom de Deus. 
Por isso é fácil crer. 
As pessoas mais simples são as que creem com mais facilidade e profundidade. Não há complicação na fé. Ela é límpida, transparente.
Difícil é não abrir-se à Palavra de Deus e não crer, vendo os sinais divinos que nos rodeiam.
Maria tem nova confirmação de sua fé no Natal de Jesus. Permanece virgem, Além disso no silêncio da noite, os anjos se encarregam dos convites. Anunciaram aos pastores a boa nova. Estes vieram para prestar a primeira homenagem da humanidade. Mais tarde chegaram também os magos do Oriente. 
É que a natureza também anuncia o nascimento do Salvador. 
Uma nova vida surgiu na terra. Está baseada na fé em Jesus Cristo. 
Temos motivos sobejos de estar contentes.

Dom Dadeus é Arcebispo de Porto Alegre. O artigo foi  extraído da sua coluna publicada no jornal O Sul(Rede Pampa de Comunicações) neste domingo, 11 de novembro de 2012 .
Foto: Jaquelina Soares

sábado, 3 de novembro de 2012

Ana Arcanjo

Eu sinto falta de, em eventos, estufar o peito e cantar o nosso Hino Nacional, mesmo tendo o aprendido sem a estrofe que a Senhora Ana nos ensina...ainda assim é lindo! 
Quantos de nós cantam em público, afora o civismo que suscita, será por isso que cantar o hino é tão especial? 
...
Sempre que levo meus filhos a algum lugar, vejo que percebam, aprendam algo novo. Acreditas que até agora não têm de cor, o nosso Hino Nacional? 

O quê?


Contradições. Aberrações, truculência e desonestidade tratadas como se prática da política, fossem. 
Expostas para quem quiser ver; no youtube, nos jornais, nas ruas, nas sinaleiras... o povo comenta, nas filas dos mercados as donas de casa revoltadas questionam...Documentos, provas publicadas...
Esse vídeo acima está no Youtube com 107431 visitas, já recebi de várias pessoas, fontes...almas turbadas pela indignação.